31/12/2011

A Carruagem Fantasma (1921)

Sinistroooooooo
Título: A Carruagem Fantasma
Título Original: Körkarlen
Ano: 1921
País: Suécia
Diretor: Victor Sjöstrom
Download: Aqui
Sinopse: Suécia, véspera de Ano Novo. Três bêbados evocam uma lenda que afirma que se a última pessoa a morrer no ano for uma grande pecadora, ela irá guiar a carruagem fantasma que recolhe as almas dos mortos. O mais famoso elemento do filme é, sem dúvida, a representação do mundo espiritual como um aflitivo limbo entre o Céu e a Terra. Recria a ilusão tridimensional de um mundo fantasmagórico graças a uma série de superposições simples, porém meticulosas.

Contagem Regressiva:

Um filme fantástico que guardei exatamente para o último dia do ano por causa de sua lenda principal. Falar desse filme é bem difícil, pois eu ainda não estou acostumado com o cinema antigo, apesar de me deslumbrar com tais títulos, ainda não tenho o costume, mas pretendo mudar isso daqui por diante, aparecerá com mais frequência filmes de tais épocas por aqui.

É impressionante ver, que, mesmo naquela época, o modo de fazer terror era bem mais assustador que hoje em dia, mesmo que para os que estejam mais acostumados com o nosso atual terror, de sangue, tripas, maquiagens e efeitos especiais impecáveis, ver um filme que retrata fantasmas com o - aposto que muito difícil de se fazer na época - efeito de sobre exposição de imagens pode não ser nada, mas era e tenho certeza que era muita coisa.

O filme em si possui um enredo muito interessante, com histórias contadas por flashbacks e até mesmo flashbacks dentro de flashbacks, o que pode ser um tanto confuso para alguns, mas para ouros pode ser exatamente o contrário, pode ser a melhor maneira de se explicar os vários fatos que se seguem durante o filme, basta um pouco de atenção.

Recomendo mesmo para aqueles que tenham curiosidade pelo terror clássico, o terror sutil mas que tinha a intenção de meter medo e não de querer fazer você vomitar. Vale muito a pena mesmo ver este aqui, não só pelo enredo que é muito bom, mas também pela construção impressionante das cenas para a época.

Segundos Restantes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário