04/10/2011

Saló ou 120 Dias de Sodoma (1975)

Título: Saló ou 120 Dias de Sodoma
Titulo Original: Saló o le 120 Giornate di Sodoma
Ano: 1975
País: França
Diretor: Pier Paolo Pasolini
Download: Aqui
Sinopse: Uma das obras mais perturbadoras da história do cinema, provoca até hoje a ira em muitos de seus espectadores. Baseado livremente em histórias de Marquês de Sade ("Círculo de Manias", "Círculo da Merda" e "Círculo do Sangue"), passa-se na Itália controlada pelos nazistas, onde quatro libertários fascistas sequestram 16 jovens e os aprisionam em uma mansão com guardas. A partir daí, eles passam a ser usados como fonte de prazer, masoquismo e morte. 

O que Eu Tenho a Dizer:
Enfim consegui um arquivo que não estivesse corrompido, mas, apesar das várias falhas na legenda, ainda é possível assisti-lo sem nenhum problema, mas atenção, este é um filme que, como minha amiga Lákia me disse, você só o assisti uma vez, pro seu próprio bem.

Muitos o consideram uma obra prima do cinema cult, por sua direção, sua abordagem ao tema, o tema em si para a época, enfim, por vários motivos, eu achei um filme de enredo confuso e que no final das contas não se tem muito o que falar sobre a história do filme em si, por quê praticamente não existe, apenas um gancho para que tudo ocorra. Não é exatamente um filme de Terror ou Horror, mas faz você se sentir mal, em uma espécie de terror psicológico muito sutil e ao mesmo tempo bem escachado

O filme se baseia na exploração do sexo em suas diversas formas ao qual as pessoas se submetem para sentir prazer. Divido em três círculos que pode ser também capítulos ou mesmo avisos, pois o modo de excentricidade vai aumentando á cada circulo que se passa. Não sou conhecedor das obras do Marquês de Sade por isso não sei bem o certo do que estamos falando literáriamente, mas sim, muitas coisas chegam ao ponto de serem doentias e cruéis, muitas sem duvidas muito cruéis.

O primeiro circulo, o Circulo de Manias é o mais leve de todos, onde apenas se fala de sexo como uma forma de mostrar a verdadeira essência do ser, de se mostrar vida, mas não de uma forma muito comum e sim de uma forma abusiva e autoritária, selvagem. Mas apesar de tudo é a parte em que o filme é mais tranquilo.

O segundo circulo, o Círculo da Merda, explora, como o próprio nome diz, explora a Cropofilia/Cropofagia, que é o desejo sexual por fezes/ingerir, a parte mais nojenta do filme, que possui algumas cenas, que devo admitir, tive de pular pois não consegui assistir completamente ou então não iria conseguir segurar o que havia comido dentro do meu estômago.

 E o último círculo, o Círculo do Sangue, explora o lado mais cruel do filme, embora um dos menores círculos do filme, o faz encerrar, com o máximo da exploração da crueldade na satisfação do desejo sexual.

Para ser sincero, não foi um filme que me agradou muito no final, história não muito interessante, enredo um tanto confuso, muitas vezes você não sabe se o que está acontecendo ás vitimas é tortura ou agraciamento, algumas cenas em minha opinião, foram extremamente forçadas para que chocassem, o que não me agradou muito, acho que se temos um filme com um enredo desses, temos muitos meios de chocar dentro da história e não seria necessário tanto esforço para tal coisa.

Por fim, deixo avisado novamente, um filme para se ver uma vez, com paciência e real interesse, ou ele se tornará chato nos primeiros minutos, a abordagem do sexo em si pode ter sido interessante e um tanto abusiva para época de seu lançamento, mas para hoje em dia nem tanto, temos filmes com temática parecida, mas que possuem um enredo mais interessante e mais proveitoso. Antes de dar meu voto final, devo dizer que, se você acha que irá assistir este filme, para satisfazer seus desejos sexuais, masturbando-se ou fantasiando-se com este filme, aconselho você á procurar um filme pornô, por quê este não é seu filme, á menos que você curta crueldade em seus instintos libidinosos, pois cada cena de sexo é seguida de uma cena de crueldade ou de alguma coisa que é fora do comum.

Resultado Final:

Um comentário:

  1. você disse tudo!
    SALÓ é um filme horrível sem histórias mas que me faz mal!
    a cara daquele abusador da boca torta! ele me dá nojo!
    é cruel!
    é cruel d+!
    é extremamente desagradável saló! NUNCA MAIS QUERO VER ESTE FILME!
    lákia

    ResponderExcluir