01/10/2011

Grave Encounters (2011)

Eu não tinha coragem de estar ai '-'
Titulo: Grave Encounters (creio que ainda não tenha titulo em português, mas seria algo como Encontros Macabros)
Titulo Original: Grave Encounters
Ano: 2011
País: Canadá
Diretor: The Vicious Brothers
Download: Aqui
Sinopse: Lance Preston (Sean Rogerson) e a equipe de Grave Encounters, um reality show televisivo que caça fantasmas, está rodando um novo episódio no abandonado hospital psiquiátrico de Collingwood, onde fenômenos estranhos têm acontecido. Em nome da boa televisão, eles aceitam passar a noite no lugar, capturando tudo com a câmera. Rapidamente eles percebem que o prédio é mais do que mal assombrado.

Minha Crítica:

Eu, como um enorme fã de fantasmas e atividades paranormais (casos, não o filme =p), de vídeos de "supostas" aparições de fantasmas e filmes em primeira pessoal (ou HandyCam Films, não sei bem o nome dado á esses filmes), não podia deixar de começar o desafio dos 365 dias assistindo á este, que possui o trailer que mais me chamou a atenção dentre os trailers de lançamentos deste ano (dos que eu vi claro), estive á espera por esse filme muito ansiosamente, pois, como disse antes, mistura tudo do que eu mais gosto e devo lhes dizer uma coisa: a espera valeu muito a pena, muito mesmo.

Filme fantástico, sem muito apelo á violência, sangue e tripas, apenas o medo reina nele. Se você se sente incomodado ao assistir os vários vídeos de fantasmas que existem espalhados pela net, esse filme é perfeito para você, ele tem toda a emoção necessário para fazer você ficar sempre com o coração saindo pela sua garganta, enredo bem interessante e criativo, me lembrou muito á série de jogos Silent Hill em alguns aspectos, tipo o ambiente em que estão, um local velho, abandonado, cheio de macas, cadeiras de rodas e outros objetos hospitalares jogados pelos cantos.

Me lembrou também um programa que vi apenas em alguns videos pela net, um reality show chamado Ghost Hunters, onde caçadores de fantasmas iam á locais supostamente assombrados, colocavam câmeras em locais estratégicos e ficavam de vigia durante á noite, pelos poucos videos que vi, com certeza esse filme foi baseado neste programa, pois todos os seus aspectos me lembraram tal, desde o modo como eles trabalhavam aos equipamentos utilizados.

Todas as cenas de sustos são muito bem colocadas no enredo do filme, cada personagem possui uma personalidade bem escolhida, o que deixa o filme bem mais interessante e tenso, a maior parte do filme se passa em torno de atividades paranormais capturadas pelas lentes da câmera o que fica bem mais interessante, diferente de Atividade Paranormal que se passa mais em torno de acontecimentos fora da visão do espectador, algo do tipo "Você ouviu isso? Vamos lá ver o que é!" ou "Isso não estava ali antes...", a tendência dele é realmente mostrar a você que o que dizem que é real, as vezes pode realmente ser real, que na minha opinião também é muito interessante quando se sabe ser usada, que é o caso, principalmente pelo fato de que você passa o filme todo dizendo para si mesmo: "Eu não iria lá! você ta maluco?", "Sai dai! Não vai não!" ou "Eu já teria saido dai á muito tempo.".

Agora uma aviso, se você está assistindo á este filme na esperança de ver fantasmas, criaturas ou maquiagens sensacionais, este não é seu filme, como disse antes ele gira em torno mais de atividades paranormais, o que nos leva á ver portas batendo ou objetos se movendo, apenas alguns pouco fantasmas aparecem no filme e são efeitos digitais.



Ok agora aqui vai meu ponto, Handycam Film (ou seja lá qual for o termo para esses filmes =p) não é pra qualquer um, é necessário ter atenção ao filme para poder realmente sentir o que ele quer passar, a intenção principal deles é fazer você que está assistindo entrar na história, participar dela e assim sentir o medo vivenciado, já vimos isso antes com A Bruxa de Blair e os mais recentes Rec e Atividade Paranormal, se você não tem este espírito de assitir o filme para fundir sua mente aos acontecimentos, eventualmente estes filmes serão entediantes, assim como seus finais que geralmente não dão nenhuma explicação aparente do que realmente aconteceu e isso pode frustrar as pessoas, na minha opinião isso é ótimo, sem um final definitivo fica aquela questão no ar, dá um gostinho á mais, mas não se poderá agradar á todo mundo, afinal não existe um meio de agradar á todos.


No mais achei o filme sensassional, sem muita apelação e que pode garantir bons sustos á muita gente (até mesmo algumas noites em claro), admito que o assisti ás 3 da madrugada e digo que não foi uma idéia muito edificante ter feito isso com as luzes completamente apagadas '-'


E antes que eu me esqueça: nunca, jamais, never, peça para ser trancado pelo lado de fora, uma vez que você esiver dentro de um maldito seja-lá-o-que-for abandonado. Conselho de amigo =S

Voto Final

3 comentários:

  1. OK meu proximo filme da semana vai ser esse.
    lákia

    ResponderExcluir
  2. assisti o filme recentemente e devo dizer q me decepcionei bastante pois esperava muito dele, a primeira metade do filme é muito bom, mas do meio pro fim fica misturando cliches, tipo vc olha e diz eu ja vi isso em filme tal, enfim eu esperava mais, principlamente pq a ideia do filme era muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Pois é foi exatamente o que eu achei também, como colequei até entre os spoilers, algumas cenas podem ser bastante familiares para quem conhece alguns certos titulos de filmes de horror, mas o desnrolar da história achei até bem criativo e, apesar das meros Dejá Vús ou flashbacks (chame como quiser esse clichês rsrsrs) eu até achei que caiu bem no filme, no que viria á seguir.

    ResponderExcluir